Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 16 de novembro de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 16 de Novembro

Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz.

Disse Charles Spurgeon, homem de Deus e pregador do Sec.XIX: “Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus a usar uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros?
Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, no meio de aplausos?”

Estas palavras, apontam diretamente para a abdicação do nosso ponto de conforto, aceitando o custo do compromisso com Cristo e o Seu evangelho.

Palavras de Jesus: 
- “E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.”[Marcos 8:34]
-“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”[Mateus 16:24]
-“Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.”[Lucas 14:27]
-“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”[Mateus 10:38]


Negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz. – Jesus apresenta aqui dois assuntos a que tanto os crentes do Seu tempo como os crentes de hoje, são chamados a pôr em prática.

Os crentes do tempo de Jesus, tinham a presença física do próprio Senhor Jesus, com quem podiam compartilhar o tempo e o espaço, ouvido da própria boca do Senhor os Seus ensinamentos e mandamentos, deixando assim o maior ou menor conforto das suas vidas e seguirem com Jesus num caminho duro e desprovido de bens e conforto material, em prol do evangelho e este em prol dos outros.

E como pôr então estes dois assuntos em prática na vida do crente hoje?

Primeiro - “negar-se a si mesmo”
De forma que o exemplo devida de Cristo seja vivido em nós e através de nós.
A vida de Cristo foi uma vida entregue a favor dos outros [Marcos 10:45 – “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”].
Assim quando abrimos mão dos nossos “direitos”, privilégios, tempo, bens e lazer para servir aos outros, sem buscarmos beneficio ou protagonismo para nós mesmos, estamos a viver a vida de Cristo.  E Isto é negar-se a si mesmo.

Segundo -"Tomar (carregar) a cruz"
É necessário que nos identifiquemos com Cristo e o seu sofrimento por nós na cruz. A cruz foi um instrumento de morte violenta e vergonhosa.  Jesus morreu inocente, mas exposto, nu, pendurado entre céu e terra, carregando nossa imundícia sobre si mesmo. 

Quando somos atribulados e afligidos por causa de Cristo. Quando somos menosprezados ou descriminados porque usamos o Nome de Cristo com coragem, estamos a tomar/carregar a cruz.   [1 Tessalonicenses 3:3-4 – (3)para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados; (4)pois, quando estávamos ainda convosco, de antemão vos declarávamos que havíamos de padecer tribulações, como sucedeu, e vós o sabeis.”]

Também tomamos a cruz quando por amor suportamos, as consequências das tribulações de outras pessoas. Não no sentido de substituição, como Jesus fez por nós, mas no sentido de consolação [2 Coríntios 1:4 – que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”]

Repito, estas palavras, apontam diretamente para a abdicação do nosso ponto de conforto, aceitando o custo do compromisso com Cristo e o Seu evangelho.


E sito uma vez mais Spurgeon: “Não sejas tão fútil na tua imaginação. Avalia o preço; e, se não estiveres disposto a carregar a cruz de Cristo, volta à tua fazenda ou ao teu negócio e tira deles o máximo que puderes, mas permite-me sussurrar nos teus ouvidos: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”


Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário