Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 12 de outubro de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 12 de Outubro

Justiça Social

Conforme a Wikipedia, “Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar económico e o pilar social.”

A visão Bíblica de justiça social, é que Deus é um Deus de justiça. De fato, "Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Deuteronómio 32:4). Além disso, a Bíblia sustenta a noção de justiça social na qual a preocupação e os cuidados são demostrados a favor dos pobres e aflitos, “Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa… Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva…Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva…(Deuteronómio 10:18, 24:17, 27:19). A Bíblia refere-se muitas vezes ao órfão, à viúva e ao estrangeiro, ou seja, pessoas que não eram capazes de cuidar de si mesmas ou não tinham um sistema de apoio. A nação de Israel foi ordenada por Deus a cuidar dos mais desfavorecidos da sociedade.

Quando Jesus pregou o Sermão da Montanha, Ele citou o cuidar dos "pequeninos" (Mateus 25:40) e a epístola de Tiago, expõe a natureza da "verdadeira religião", “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”(Tiago 1:27). Assim podemos entender "justiça social" como a obrigação que a sociedade tem de cuidar dos mais desfavorecidos ou menos afortunados.

Deus sabe que, devido ao pecado, haverá viúvas, órfãos e peregrinos na sociedade, isto é: desfavorecidos ou menos afortunados, e Ele fez provisões no antigo e novo testamento para cuidar deles. O modelo de tal comportamento é o próprio Jesus, o qual refletiu o entendimento de justiça de Deus ao levar a mensagem do evangelho até mesmo aos marginais da sociedade.

No entanto, a noção cristã de justiça social é diferente da noção moderna de justiça social. As exortações bíblicas para cuidar dos pobres são mais individuais do que da sociedade como um todo. Por outras palavras, cada cristão é encorajado a fazer o que puder para ajudar o "o mais desfavorecido." A base desta determinação encontra-se nos mandamentos de Jesus, amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:39).

A noção de justiça social de hoje substitui o indivíduo pelo governo, o qual, pelos impostos e outros meios, redistribui a riqueza. Mas esta política não incentiva à doação motivada pelo amor ao próximo, mas apenas incentiva ao ressentimento daqueles que veem a riqueza pela qual trabalharam ser-lhes tirada.


Concluindo, há diferença entre uma justiça social que é centrada no homem e a que é centrada em Deus. A justiça social centrada no homem vê no governo o papel de salvador, trazendo consigo uma ilusão por meio de políticas governamentais. A abordagem centrada em Deus vê Jesus Cristo como Salvador, trazendo o céu para a terra quando Ele voltar. No Seu retorno, Cristo restaurará todas as coisas e executará a Perfeita Justiça. Até lá, os cristãos devem expressar o amor e a justiça de Deus ao mostrar e aplicar a bondade e a misericórdia para com os mais desfavorecidos, ou menos afortunados.

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário