Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 19 de maio de 2013

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 19 de Maio
 
Adoração a santos – 13 de Maio
A Bíblia é absolutamente clara ao dizer que devemos adorar somente a Deus. As únicas ocorrências na Bíblia de alguém, além de Deus, que recebe adoração, é em relação a falsos deuses, que são Satanás e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam adoração a eles dirigida. Pedro e os apóstolos recusaram-se a ser adorados (Atos 10:25-26; 14:13-14). Os santos anjos recusaram-se a ser adorados (Apocalipse 19:10; 22-9). E a resposta é sempre a mesma: “Adora a Deus!”

Os catolicismo romano “faz vista grossa” a estes claros princípios das Sagradas Escrituras, dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas em vez disso, somente “veneram” Maria e os santos. Usar uma palavra diferente não muda a essência do que está a ser feito. Em nenhuma parte da Bíblia nos é dito para venerar ou reverenciar alguém que não seja Deus, e apenas Deus.

Não há nada de errado em respeitar estes santos/cristãos cheios de fé que nos antecederam (veja Hebreus capítulo 11). Não há nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Bíblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1:28). Ao mesmo tempo, não há qualquer instrução na Bíblia para que reverenciemos aqueles que já foram para o Céu. Devemos sim seguir o exemplo que deram, mas não adorá-los, reverenciá-los ou venerá-los.

Ao prestar adoração a Maria, o catolicismo romano diz que adora a Deus através de Maria, louvando a maravilhosa criação que Deus fez. Na sua apreciação Maria é a mais bela e maravilhosa criação de Deus, e louvando-a,  estão a louvar seu Criador. Para os católicos, isto é o mesmo que elogiar um artista por meio do elogio à sua obra. O problema é que Deus ordena explicitamente a não O adorarem através das coisas criadas. Não devemos curvar-nos e adorar qualquer semelhança do que há em cima nos céus nem em baixo na terra (Êxodo 20:4-5). A passagem de Romanos 1:25 não poderia ser mais clara: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Sim, Deus criou coisas maravilhosas e surpreendentes. Sim, Maria era mulher piedosa, que é digna do nosso respeito. Não, absolutamente não devemos adorar a Deus de forma “indireta” ao louvarmos outras coisas (ou pessoas) que Ele mesmo criou. Fazê-lo é óbvia idolatria, é viver em declarada desobediência ao próprio SENHOR nosso DEUS.

Devemos adorar somente a Deus. Glória, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus é digno de “...receber glória, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus é digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).
 
Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário