Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 30 de março de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 30 de Março

Relacionamento com Deus

O desenvolvimento de uma relação mais próxima com Deus é um propósito admirável e reflete um coração renascido, pois apenas os que estão em Jesus Cristo desejam um relacionamento mais íntimo com Deus. Devemos também entender que nesta vida não somos tão próximos de Deus como deveríamos ou desejamos ser. O motivo disto é o pecado que ainda existe em nós. Esta não é uma deficiência da parte de Deus, mas da nossa parte. O nosso pecado continua a ser uma barreira para a comunhão plena e completa com Deus, o que só será efetuado no novo futuro. [Cf. Apocalipse 21:1-7]

Existem cinco coisas fundamentais que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus.

A primeira coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é ter o hábito diário de Lhe confessar os nossos pecados. Se o pecado é a barreira no nosso relacionamento com Deus, a confissão é a forma de remover essa barreira. Quando confessamos os nossos pecados diante de Deus, Ele promete perdoar-nos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” [1 João 1:9]
O perdão é o que restaura a relação que tem sido negativamente afetada. A confissão é mais do que simplesmente dizer - "Deus, esculpa pelo meu pecado." É o arrependimento sincero daqueles que reconhecem que o pecado é uma ofensa a um Deus santo. É a confissão de alguém que percebe que o seu pecado é que pregou Jesus Cristo na cruz.

A segunda coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é ouvir Deus. Muitos procuram experiências sobrenaturais para ouvirem a voz de Deus, mas na segunda epístola do apóstolo Pedro lemos que: "assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração." [2 Pedro 1:19]
A "mais confirmada palavra profética" é a Bíblia, que é a palavra de Deus revelada aos homens. Na Bíblia, "ouvimos" a voz de Deus. Portanto, se quisermos crescer no relacionamento com Deus, devemos ler a Sua Palavra regularmente.

A terceira coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é falar com Ele através da oração. Se ler a Bíblia é ouvir a Deus, a oração é falar com Deus. A oração é muito mais do que pedir a Deus por coisas de que precisamos ou queiramos. No evangelho de Mateus cap. 6, verso 9 a 13, Jesus dá um exemplo de como devemos orar: Na primeira parte da oração, Deus é glorificado; que o Seu nome seja santificado, que venha o Seu reino, que seja feita a Sua vontade, na segunda parte da oração são feitas a petições; o pão nosso de cada dia, perdoar-nos as nossas dívidas, não nos deixar cair em tentação e livrar-nos do mal. Uma outra coisa que podemos fazer para ativar o hábito de oração é ler os Salmos. Muitos dos Salmos são clamores sinceros a Deus por várias coisas. Nos Salmos vemos adoração, contrição, ação de graças e súplica apresentadas de uma forma divinamente inspirada.

A quarta coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é encontrar um grupo de crentes com os quais possamos glorificar a Deus regularmente. Esta é uma componente vital no crescimento espiritual. Por vezes a aproximação à igreja é no sentido de; o que podemos tirar da igreja, em vez de nos apresentarmos com corações e mentes para a adoração. Mais uma vez, os Salmos mostram-nos muitas chamadas de Deus para o Seu povo vir adorá-lo, como por exemplo, o Salmo 95:1-2. Deus convida-nos, a entrar em Sua presença para a adoração. Como podemos nós, se somos Seu povo, não responder?
Estar na igreja, não só nos dá a oportunidade de estarmos na presença do Senhor em adoração, mas também nos dá a oportunidade de comunhão, e ter como resultado o crescimento na intimidade com Deus.

Por último a Quinta coisa que podemos fazer para ter uma relação mais próxima com Deus, é viver uma vida de obediência. Jesus disse "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." [João 14:23] Em Tiago lemos que à medida que nos submetemos a Deus através da obediência, resistimos ao diabo, e aproximamo-nos de Deus, Ele se aproximará de nós (cf. Tiago 4:7-8). Em Romanos vemos que a nossa obediência é o nosso "sacrifício vivo" de ação de graças a Deus (cf. Romanos 12:1).

Assim, através da confissão, do estudo da Bíblia, da oração, da comunhão regular na igreja e da obediência, podemos desenvolver uma relação mais próxima com Deus. 
Parece simples!

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


domingo, 23 de março de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 23 de Março

É para ontem


Vivemos hoje num mundo em que tudo “é para ontem”.

No trabalho, na escola, na universidade, ou em qualquer outra instituição, as obrigações são para ontem e as atividades ou projetos são para já.

No trânsito, carros velozes e ninguém tem tempo para esperar por nada. Está-se sempre com muita pressa, é sempre a correr para tudo.

A informação tem que ser instantânea, com computadores e internet mega rápidos.

A comida é Fast-Food, existe pressa até para comer, já não importa uma alimentação sadia, é necessário algo que alimente, e de preferência, rápido.

E assim por aí além…

E nós, os que nos intitulamos de cristãos, também estamos com pressa? Também queremos tudo "para ontem"? Inclusive as bênçãos de Deus?

Contacto quase diariamente com pessoas que querem que as bênçãos de Deus sejam imediatas, querem que Deus aja depressa, que derrame as suas bênçãos agora, “para ontem”. Clamam como o salmista: "Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me." [Salmo 70:1]

Mas, agirá Deus assim? Vejamos:

"Porventura, sabes tu como Deus as opera e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem?" [Jó 37.15]

"Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.” [Eclesiastes 11:5]

Não posso declarar como Deus age, afinal Ele é Deus, é o Todo-Poderoso, o Criador. Os Seus pensamentos são mais elevados do que os de qualquer um, e o Seu conhecimento e poder não têm fim.

Mas, vejo na Bíblia alguns exemplos, onde as coisas não são tão assim - "para ontem"!

Noé, homem de Deus, teve que esperar mais de um ano, dentro da arca, até as águas baixarem (cf. Génesis 7.11, 8.14).

Os israelitas passaram 40 anos no deserto, até chegarem à terra prometida (cf. Êxodo 16.35).

Os israelitas, novamente, passaram 70 anos cativos na babilónia (cf. Jeremias 25.11-12, 29.10).

A mulher do fluxo de sangue esperou por 12 anos para receber a cura, através de Jesus (cf. Mateus 9.20-22).

O homem paralítico, do tanque de Betesda, esteve 38 anos enfermo até que Jesus o curasse (cf. João 5.5-9).

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia (cf. 2 Pedro 3:9)

Posto isto, podemos perceber que as obras de Deus podem demorar um pouco, para nós, mas acontecem sempre no tempo de Deus. A Bíblia também nos mostra que há um tempo para tudo, “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” [Eclesiastes 3.1].

Devemos saber esperar em Deus, confiar que no tempo certo Ele virá nos socorrer. Pois, está escrito:
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” [Jeremias 29:11]

Por isso, Escolhamos Esperar o tempo de Deus.
"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” [Salmos 40:1]

Que Deus nos abençoe!

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


domingo, 16 de março de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 16 de Março

EU SOU

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” [Êxodo 3:14]

“…EU SOU O QUE SOU”…: Esta frase explica o significado do nome do Deus de Israel; Aquele que existe por Si mesmo.

Compreendemos o único, extraordinário e perfeito carácter de Deus, em Jesus Cristo ao identifica-se como Deus usando o mesmo título, “EU SOU”, que Deus dá a Si mesmo em Êxodo 3:14.

"(…) se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.(…) Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU." [João 8:24b, 58]

Jesus usou o mesmo termo "EU SOU" em sete declarações sobre ELE mesmo, que encontramos no evangelho segundo S. João

Em todas as sete declarações, Jesus combina EU SOU com comparações que revelam o EU SOU exclusivo de Deus

EU SOU o Pão da vida (João 6:35,);
EU SOU a Luz do mundo (João 8:12);
EU SOU a porta (João 10:9);
EU SOU o Bom Pastor (João 10:11, 14);
EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11:25);
EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6)
EU SOU a videira verdadeira (João 15: 1,5).

E, por isto, o que mais carecemos é de Deus, não o devemos ignorar, nem rejeitar.
Sem a permissão de Deus nada somos neste mundo, sem a permissão de Deus nada podemos fazer. Quem pensar o contrário engana-se e vive uma terrível ilusão.

Um dia vamos deixar este mundo. E o pior de tudo, é  não estar preparado para o encontro com este Deus único e verdadeiro. E isso é inevitável, um dia terá que ser, e depois será tarde para o arrependimento.

"... Crê em Jesus Cristo e serás Salvo..." [Atos 16:31]

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


domingo, 9 de março de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 9 de Março

Queixas, Reclamações.

Alguns de nós geralmente, queixamos-os ou reclamamos muito. 

Reclamamos do tempo, reclamamos do transporte que demora, reclamamos do trânsito, reclamamos do chefe chato, reclamamos disto reclamamos daquilo e por aí fora. Mesmo sabendo que não nos devemos queixar tanto. pois está escrito: "Façam tudo sem murmurações nem contendas" [Filipenses 2:14]

Mas, hoje em vez de nos queixarmos, e de reclamarmos tanto, vamos atentar para quilo pelo qual devemos ser gratos.

Gratidão é qualidade de quem é grato, reconhecimento de um benefício que se recebe.

Talvez passemos muito tempo a queixarmo-nos e a reclamar, e pouco tempo a agradecer por tudo o que já temos e já recebemos. Então, separemos tempo apenas para agradecer, ser gratos, mostrar gratidão.

“ e deem graças a Deus por tudo pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em união com Cristo Jesus.” [1 Tessalonicenses 5:18]

Hoje sou grato a Deus pela minha vida, pela minha família, pelo amor na minha vida, pelos meus amigos, pelo meu trabalho, pelos meus irmãos .

Sou grato a Deus por estar a meu lado e me guardar tanto nos bons como nos maus momentos

Digo: sou grato a Deus por tudo o que Ele já fez em mim, e por mim, e pelo que ainda irá fazer.

“Estou convencido de que Deus, que convosco começou a sua boa obra, continuará a aperfeiçoá-la até ao dia de Cristo Jesus” [Filipenses 1:6]

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


domingo, 2 de março de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"

Domingo, 2 de Março

Deus, carnaval e a terça-feira gorda

Alguns que se dizem cristãos, dizem também que a “terça-feira gorda” é o último dia de um período a que chamam de “carnaval”, e o dia anterior ao início de um outro período a que chamam de “quaresma” que inicia com a quarta-feira que também dizer ser de cinzas.

Dependendo da localização, a época do dito “carnaval” pode ter até duas semanas de duração e é caracterizada por folia, festa, dança, baile de máscaras e libertinagem em geral. O dito “carnaval” é tipicamente e maioritariamente celebrado por países católicos do sul da Europa e América Latina.

O dito carnaval está relacionado com a dita quaresma, porque a dita quaresma pretende ser uma época de jejum, penitência e preparação para a Páscoa. Os ditos cristãos que observam a dita quaresma geralmente fazem-no abstendo-se de certos alimentos ou actividades de que muito gostam, com o propósito declaro de se concentrarem na meditação, na penitência e na caridade.

O que diz a Palavra de Deus, a Bíblia, sobre tudo isto?

Não há nada na Bíblia que, explícita ou implicitamente sugira que os primeiros Cristãos observaram a dita quaresma ou o dito carnaval.

Seria muito difícil encontrar sustento bíblico para qualquer tipo de indulgência carnal, assim como é praticada durante o dito carnaval, especialmente na terça-feira gorda. A Bíblia proíbe claramente a embriaguez, a imoralidade sexual e a libertinagem de qualquer tipo.

Podemos ler na carta do Apostolo Paulo à Igreja de Roma: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.[Romanos 13:13-14]

Somos exortados a não termos qualquer participação na libertinagem. A ideia de pecar compulsivamente antes de um momento de consagração ao SENHOR, é completamente ridícula e sem nenhuma base bíblica.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. [Romanos 12:1-2]

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com