Por um lado o Deus Santo e por outro o homem pecador. Como conciliar estas duas partes?
- "Como se justificaria o homem para com Deus?" (Job 9:2);
- "Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para que fique justo?" (Job 15:14);
- "Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher?" (Job 25:4);
- "Ah! se alguém pudesse contender com Deus pelo homem!" (Job 16:21).
"Estando Maria desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projectando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de David, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho, e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito, da parte do Senhor, pelo profeta que diz: Eis que a virgem conceberá) e dará à luz um filho e chamá-lo-ão pelo nome de EMMANUEL, que traduzido e Deus connosco" (Mateus 1:18-23). "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo, o qual, sendo o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito, por si mesmo, a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas" (Hebreus 1:1-3). "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1).
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14). "Grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne" (1. a Timóteo 3:16). "Vemos coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Hebreus 2:9). "Eu sou o primeiro c o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre" (Apocalipse 1:17-18).
A realidade da natureza humana de Jesus é demonstrada amplamente nos Evangelhos, e o testemunho que dela rendem os apóstolos faz com que esta verdade seja ainda mais credível. Queremos apenas juntar três versículos que indicam a perfeição absoluta da humanidade que revestiu a nosso Senhor, pois, embora participando da carne e do sangue, não teve a natureza pecadora do homem:
- "Aquele que não conheceu pecado", (2..a aos Coríntios 5:21);
- "O qual não cometeu pecado" (l.ª de Pedro 2:22);
- "Nele não há pecado" (1.a de João 3:5).
Estes diversos títulos demonstram, um por um, a Sua divindade e a Sua humanidade. Ele exercerá os direitos conferidos pelos. ditos títulos segundo o Seu poder, divino e na, qualidade de Filho do homem, conforme Ele mesmo disse: "Porque, como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim deu também ao Filho ter.. a vida em Si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o Juízo, porque é o Filho do homem (João 5:26-27).
"O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:45).
Veio para servir a Deus, Seu Pai, mas também para servir ao Seu povo - servi-lo durante o tempo do ministério da Sua graça. Vindo com a mais profunda humildade, tomou a forma de servo (Filipenses 2:7), e estava entre os Seus "como aquele que serve" (Lucas 22:27).
A perfeição do Seu serviço em favor dos Seus só é comparável à perfeição da Sua abnegação. Este humilde serviço leva o Senhor a lavar os pés dos Seus discípulos, depois de Se ter cingido com uma toalha para os enxugar. Nada é demasiado pequeno nem demasiado modesto para o Servo perfeito, cujo único gozo era cumprir a vontade dAquele que O tinha enviado.
"Eu sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10:11). Jesus pôs a Sua vida ao serviço dos Seus durante o Seu ministério, e, mais ainda, a Sua vida foi dada "em resgate de muitos".
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- "O qual se deu a si mesmo por nossos pecados" (Gálatas 1:4);
- "Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos" (1. a Timóteo 2:5-6);
- "Levando ele mesmo, em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro" (l.ª de Pedro 2:24);
- "O qual, por nossos pecados, foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" (Romanos 4:25);
- "Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5:2);
- "Pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus" (Hebreus 9:14);
- "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida, para tornar a tomá-la" (João 10:17).
- A história de José (Génesis 37 a 41);
- A história de Mardoqueu (Ester 5 a 8);
- Os Salmos 2, 8, 21, 22, 24, 45, 110, etc.;
- Apocalipse 19:6-16).
- "Os profetas que profetizaram... anteriormente, testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir" (1 de Pedro 1:10-11).
- "Era desprezado, e o mais rejeitado pelos homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos;
- "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputámos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". (Isaias 53).
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