Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 27 de maio de 2012

FÉ E CIÊNCIA


 O que é fé?
"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Esta é a definição dada pela Bíblia. Fé está presente no cotidiano de cada ser humano. Podem-se enumerar muitos exemplos de fé: a confiança que depositamos num amigo ou numa instituição, a certeza de que seremos capazes de vencer alguma etapa especial da vida, etc. A fé no Deus da Bíblia é exemplo de uma fé especialmente valiosa. Ela não é uma compilação de opiniões aceites sem demonstração. Consiste em confiança e resulta em manifestações observáveis. A Bíblia explica isto da seguinte forma. "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Deus precisa de crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. Pela fé lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era certo e receberam o que Deus lhes havia prometido. Apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas tornaram-se fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. Nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa."

 O que é ciência?
Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais identificadas e testadas através do método científico. Com alguma frequência o método científico é confundido com a formulação de hipóteses e explicações plausíveis. Mas o método científico é um conjunto de regras básicas para o desenvolvimento de experimentações, verificações e testes a fim de produzir conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos preexistentes. É baseado no uso da razão para juntar evidências observáveis, percecionadas e calculáveis. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos. Primeiramente o cientista propõe hipóteses para explicar certo fenômeno ou observação de interesse. Baseado nas suas hipóteses, o cientista faz previsões e então desenvolve experiencias e verificações para testar assuas previsões. Previsões não confirmadas levam à rejeição das hipóteses. Hipóteses não rejeitadas eventualmente podem ser consolidadas em teorias. Toda a hipótese ou teoria deve necessariamente permitir a formulação de previsões e permanece constantemente sujeita a novos testes, podendo ser refutada à luz de nova informação experimental. Todo o processo precisa de ser objetivo, para que o cientista seja imparcial na interpretação dos resultados. Outra expectativa básica do método científico é que todo o procedimento precisa de ser documentado, tanto os dados quanto os procedimentos, para que outros cientistas possam analisá-los e reproduzi-los.
A função do cientista e da ciência é explicada (por John Polkinghorne) seguinte forma: "Os cientistas são fabricantes de mapas do mundo físico. Nenhum mapa nos diz tudo o que poderia ser dito sobre um terreno, mas numa determinada escala pode fielmente representar a estrutura existente. No sentido de uma aproximação cada vez melhor da verdade sobre a matéria, a ciência proporciona-nos um domínio cada vez mais firme da realidade física." (de Faith, science and understanding, Yale University Press, 2001) 

Ciência e fé se excluem mutuamente ou são incompatíveis?
Dadas as definições acima fica claro que ciência e fé não se excluem mutuamente. No entanto há pessoas que continuam a insistir na incompatibilidade da fé e da ciência.
Tais pessoas não possuem conceitos consistentes de fé e ciência, ou possuem motivos ideológicos para dogmatizar uma incompatibilidade entre fé e ciência, que de fato não existe. Como exemplos, pode-se citar Bertrand Russell e Richard Dawkins. Nos seus livros Religion and science e Why I am not a Christian o filósofo e matemático Bertrand Russell lista estultícias cometidas em nome da religião, faz generalizações ousadas e apresenta paródias de certos aspetos da religião, mas evita a confrontação com a fé bíblica. Além disso, arranca alguns ditos de Jesus do contexto e, na maioria das vezes, restringe-se a atirar a alvos irreais, sendo notável a ausência de uma discussão equilibrada. A ideologia de Bertrand Russell, da qual isso resulta, é bem conhecida. Já o biólogo e escritor Richard Dawkins, no seu livro mais vendido - The God Delusion - esforça-se para ridicularizar e insultar a fé cristã, usando argumentos filosóficos que "seriam avaliados com nota insuficiente numa classe de filosofia do segundo ano da faculdade." Leia aqui o comentário completo de um dos principais professores de filosofia da atualidade, Alvin Plantinga, da Universidade de Notre-Dame.

Existem evidências científicas que provam a existência de Deus?
Existem evidências científicas que apontam para a existência de um Criador. A página Internet Fomos Planejados, de autoria de Marcos N. Eberlin, membro da Academia Brasileira de Ciências e professor de Química da Unicamp, apresenta e discute muitas dessas evidências.
Adicionalmente, evidências históricas, argumentos filosóficos e teológicos mostram ser mais razoável admitir a existência de Deus do que negá-la. Muitas publicações apresentam e discutem tais evidências e argumentos, por exemplo:
·         W.L. Craig - "Deus não está morto ainda", tradução do artigo "God Is Not Dead Yet," Christianity Today, julho de 2008, pp. 22-27.
·         W.L. Craig - "Deus existe?", tradução do artigo "Does God Exist?", disponível em www.reasonablefaith.org .
·         W.L. Craig - Reasonable faith, Edição Revisada, Crossway Books, 1994.
·         W.L. Craig - "The existence of God and the beginning of the universe", Truth Journal (online), atualizado em 14.7.2002.
·         P. Glynn - Deus, a evidência, Editora Madras, 1998.
·         P. Kreeft e R.K. Tacelli - "Twenty arguments for the existence of God", In: P. Kreeft e R.K. Tacelli, Handbook of Christian apologetics, InterVarsity Press, 1994.
·         A. Plantinga - Two dozen (or so) theistic arguments. Este documento contém notas de aula distribuídas por Alvin Plantinga por ocasião do NEH (National Endowment for the Humanities) Institute in Philosophy of Religion, um evento realizado em 1986.

No entanto, deve-se lembrar sempre que evidências possuem valor circunstancial e argumentos filosóficos e teológicos são objetos de debates acalorados. Crer em Deus ou crer na inexistência de Deus são e continuarão a ser uma posição de fé.

(Fonte: Site Fé e Ciência)



Sem comentários:

Enviar um comentário