O
que nos diz a Bíblia sobre as mulheres no ministério.
A
questão das mulheres na liderança ou no pastoreio, é um assunto debatido em
algumas denominações da igreja dos nossos dias.
Considero
importante que este assunto não seja visto como uma competição entre homens e
mulheres.
Há
mulheres que creem que as mulheres não devem ter um papel de liderança
espiritual na Igreja e que a Bíblia coloca restrições ao ministério das
mulheres. Como há homens que creem que as mulheres possam servir na liderança e
que não existem restrições quanto à sua atuação no ministério.
Esta
não é uma questão de machismo ou discriminação. É uma questão de interpretação
bíblica.
A
Palavra de Deus declara: 1Timoteo 2:11-12
11 A mulher
aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não
permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas
que esteja em silêncio.
Na
igreja, Deus designa papéis diferentes para os homens e para as mulheres. E isto
é resultado da forma como a humanidade foi criada: 1Timoteo
2:13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E
da forma pela qual o pecado entrou no mundo: 1Timoteo 2:14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em
transgressão.
Deus,
por intermédio do Apóstolo Paulo, restringe as mulheres de exercerem papéis de
ensino e/ou autoridade espiritual sobre os homens. Isto impede as mulheres de
servirem como lideres ou pastoras, o que definitivamente inclui pregar, ensinar
e ter autoridade espiritual sobre os homens.
Uma
objeção frequente a esta interpretação sobre mulheres no ministério é em
relação a mulheres que ocupavam posições de liderança na Bíblia, principalmente
Miriã, Débora e Hulda no Antigo Testamento. Esta objeção falha em perceber que
esta que esta situação no Antigo Testamento não é relevante para a questão,
visto que livro de 1 Timóteo e as Epístolas Pastorais apresentam um novo
paradigma para a igreja - o corpo de Cristo - e esse paradigma envolve a
estrutura de autoridade para a igreja, não para a nação de Israel ou de
qualquer outra entidade do Antigo Testamento.
Argumentos
semelhantes são feitos usando Priscila e Febe no Novo Testamento. Em Atos 18,
Priscila e Áquila são apresentados como ministros fiéis de Cristo. O nome de
Priscila é mencionado primeiro, talvez indicando que fosse mais
"importante" no ministério do que o seu marido. No entanto, Priscila
em nenhum lugar é mencionada como participando de uma atividade ministerial que
estivesse em contradição com 1 Timóteo 2:11-14. Priscila e Áquila trouxeram
Apolo à sua casa e discipularam-no, explicando-lhe a Palavra de Deus com mais
precisão (Atos 18:26 Ele
começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila,
o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus).
Em
algumas traduções Romanos 16:1, Febe é considerada uma “diaconisa” em lugar de
“serva”, isto não indica que fosse uma “mestra” na igreja. “Apto a ensinar” é
dado como uma qualificação aos presbíteros, mas não aos diáconos (I Timóteo
3:1-13; Tito 1:6-9).
Os
anciãos/bispos/diáconos são descritos como “maridos de uma só esposa”, “um
homem cujos filhos creem” e “homem digno de respeito”. É bem claro que essas
qualificações se referem a homens. Além disso, em I Timóteo 3:1-13 e Tito
1:6-9, apenas pronomes masculinos são usados para se referir a
anciãos/bispos/diáconos.
A
estrutura de 1Timóteo 2:11-14 torna o raciocínio claro:
O
versículo 13 inicia com “porque” e dá o “motivo” do que Paulo afirmou nos versículos
11 e 12, do porquê das mulheres não deverem ensinar ou ter autoridade sobre os
homens; Porque “primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado,
mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Este é o motivo. Deus
criou Adão primeiro, e depois criou Eva para ser uma “auxiliadora” de Adão.
Esta ordem da Criação tem aplicação universal na família (Efésios 5:22-33) e na
igreja.
No
entanto as mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia e
ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na
igreja não são restringidas do ministério de orar em público ou profetizar (1Coríntios
11:5), apenas são restringidas de exercerem autoridade e ensino espiritual
sobre os homens.
A
Bíblia em nenhum lugar faz restrições quanto a mulheres de exercerem os dons do
Espírito Santo (1Coríntios 12). As mulheres, assim como os homens, são chamadas
a ministrar aos outros, a demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a
proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).
Deus
ordenou que somente homens serviam em posições de autoridade de ensino
espiritual na igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente
melhores professores ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos
inteligentes. É simplesmente a forma que Deus designou para o funcionamento da
igreja.
Os
homens devem dar o exemplo na liderança espiritual nas suas vidas e através das
suas palavras. As mulheres devem ter um papel de menos autoridade.
As
mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5). A Bíblia
também não restringe as mulheres de ensinarem crianças. A única atividade que
as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre
homens. Isto logicamente inclui mulheres a servir como pastoras e pregadoras.
Isto
não faz, de modo algum, com que as mulheres sejam menos importantes, dá-lhes é um
foco ministerial mais de acordo com o dom que lhes foi dado por Deus.
Na
igreja primitiva foram criadas algumas posições para atender às necessidades do
corpo. Embora muitas igrejas da atualidade misturem as posições de ancião e
diácono, elas não eram nem são a mesma coisa. Os diáconos foram nomeados para
servir numa perspetiva e capacidade física conforme surgiam as necessidades
(Atos 6:2-3), e não há nenhuma indicação contra as mulheres que servam desta forma,
de fato, Romanos 16:1 pode indicar que a tal mulher chamada Febe era uma
respeitada diaconisa na igreja em Roma.
Neste
assunto, tal como em todos os outros assuntos, muitos são os pontos de vista,
de muitos crentes e não só.
Mas,
o SENHOR nosso DEUS, é quem está num ponto que tem a vista toda. Assim
atentemos para o ensino das Escrituras e procuremos fazer a vontade de DEUS
nelas expressa.
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