Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

domingo, 13 de abril de 2014

"LEITURA DE DOMINGO"


Domingo, 13 de Abril

Oração aos santos e a Maria

Esta semana presenciei uma cerimónia religiosa, que no mínimo dir-se-ia “cercada de grande confusão” relativamente a orações a santos e a Maria.
Parece que posição oficial da Igreja Católica Romana é que os católicos não orem a santos ou a Maria. No entanto os católicos podem pedir aos santos ou a Maria que orem (intercedam) por nós. Parece que posição oficial da Igreja Católica Romana é que pedir aos santos pelas suas orações não é diferente do que pedir a alguém aqui na terra para orar por nós. Contudo, a prática de muitos católicos diverge do suposto ensinamento oficial da Igreja Católica Romana. De fato, muitos católicos oram diretamente a santos e/ou Maria, a pedir ajuda, em vez de pedir aos santos e/ou Maria para que intercedam junto a Deus.

Qualquer que seja o caso, se a pessoa orar a um santo ou a Maria, ou se a pessoa pedir a intercessão dos santos ou de Maria diante de Deus, nenhuma destas duas práticas tem qualquer base bíblica.

Em parte alguma, a Bíblia instrui os crentes em Cristo para que orem a qualquer um outro que não seja a Deus. A Bíblia, em parte alguma, encoraja, ou mesmo menciona crentes a pedir a intercessão de qualquer um que já tenha partido para a eternidade.

Os católicos oram a Maria ou a santos, ou pedem as suas orações, porque veem Maria e os santos como seus “intercessores” perante Deus. Eles creem que um santo, que já partiu para a eternidade, tem “acesso mais direto” a Deus do que tem nós. Por este motivo, se um santo entrega uma oração a Deus, isso é mais eficaz do que se nós orarmos diretamente a Deus. Este conceito obviamente não é Bíblico. Em Hebreus 4:16, lemos que nós, crentes aqui na terra, podemos chegar “...com confiança ao trono da graça...”

Em 1 Timóteo 2:5, também lemos que: “… há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Não há qualquer outro que possa ser mediador entre nós e Deus. Se Jesus é o único mediador, isto indica que Maria e os santos não podem ser mediadores. Eles não podem mediar os nossos pedidos de oração a Deus. Além disso, a Bíblia também nos diz que o próprio Senhor Jesus Cristo está a interceder por nós perante o Pai: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. (Hebreus 7:25)

A epístola aos Romanos, cap. 8, vers. 26 e 27, refere o Espírito Santo a interceder por nós. Com o segundo e o terceiro membros da Trindade a interceder por nós perante o Pai no Céu, que necessidade poderia haver que Maria ou os santos intercedessem por nós?

Os católicos alegam que orar a Maria e a santos não é diferente de pedir a alguém aqui na terra que ore por nós. Então vejamos:
1º - O Apóstolo Paulo pede a outros cristãos que orem por ele em Efésios 6:19. Outras passagens descrevem os crentes a orar uns pelos outros (II Coríntios 1:11; Efésios 1:16; Filipenses 1:19; II Timóteo 1:3). A Bíblia em parte alguma menciona qualquer pessoa a pedir a alguém no Céu para que ore por ela. A Bíblia em parte alguma descreve qualquer pessoa que já tenha partido deste mundo a orar por quem quer que seja na terra.
2º - A Bíblia não dá absolutamente nenhuma indicação de que Maria ou os santos possam ouvir nossas orações. Maria e os santos não são omniscientes ou omnipresentes como Deus o é. Sempre que a Bíblia menciona orar ou falar com os mortos, é num contexto de magia, bruxaria ou ocultismo, atividades que a Bíblia fortemente condena (Levítico 20:27; Deuteronómio 18:10-13). O único exemplo no qual se fala com um “santo”, Samuel, é em I Samuel 28:7-19, e Samuel não estava propriamente satisfeito por ser perturbado.

É evidente que orar a Maria ou a santos é completamente diferente de pedir a alguém aqui na terra para que ore por nós. Uma coisa tem forte base bíblica, a outra não tem qualquer base bíblica. Não há absolutamente qualquer base ou necessidade para orarmos a qualquer um que não seja a Deus. Não há qualquer base para que se peça àqueles que já partiram para a eternidade, para que orem por nós. Somente Deus pode ouvir as nossas orações. Somente Deus pode responder às nossas orações. Ninguém tem por nós maior acesso ao trono de Deus, do que nós mesmos, através da oração (Hebreus 4:16).

Se deseja saber mais acerca deste assunto,
contacte-me para: alfredopsilva@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário