Este não é mais um sítio de religião, como tantos que por aì proliferam. Infelizmente, o mundo religioso está dominado pelo materialismo e pelos interesses de projecção pessoal e financeiro de muitos dos seus líderes. Deturpam a verdade com mentiras e usam a ignorância das pessoas que na sua boa fé neles acreditam, aproveitando-se dos seus bons sentimentos e, quantas vezes, também do seu dinheiro. Não sou devoto de nenhuma religião. Todas as religiões, ainda que possam ter alguns fundamentos de bondade, são conduzidas por homens e para homens, pelo que estão viciadas nos seus caminhos. Eu creio no Senhor Jesus Cristo. A minha "religião" é a Pessoa de Jesus Cristo. A palavra religião significa religar (re+ligare) e, de facto, apenas o Senhor Jesus Cristo re-ligou o que estava separado, isto é, o Homem com Deus (1 Timóteo 2:5,6). É por isso que a minha fé não se baseia nas tradições humanas ou em qualquer religião (seja ela católica, evangélica, ortodoxa ou outra), mas nas Palavras do Senhor Jesus Cristo, tais como se encontram exaradas na Bíblia Sagrada, a única regra de fé espiritual em que faço pautar toda a minha meditação e conduta de vida. (Luz para a Vida)

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Israel o povo escolhido por Deus


Porque é o povo Judeu, a Nação de Israel, são o povo escolhido por Deus?
[Bíblia Para Todos - Deuteronómio 7:7-9]
7 O SENHOR interessou-se por vós e escolheu-vos, não por serem um povo maior do que os outros, pois, de facto, são um povo bem pequeno no meio dos demais. 8 Mas foi por amor, e para ser fiel ao juramento que fez aos vossos antepassados  que o SENHOR vos libertou com enorme poder, e vos arrancou da terra da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egipto. 9 Fica sabendo que só o SENHOR, teu Deus, é verdadeiramente Deus. Ele é fiel à sua aliança e trata com bondade, durante mil gerações, aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Deus escolheu o povo judeu, a nação de Israel para ser o povo através do qual ELE se revelaria ao mundo. Israel seria uma nação de sacerdotes e profetas e até de missionários para os outros povos.

O propósito de Deus para Israel fosse um povo de caracter distinto, uma nação que guiassem as outras nações na direção de Deus e da Sua providência.

Mas podemos dizer que Israel foi infiel quebrou a aliança com Deus e falhou nessa tarefa.

No entanto, o grande propósito de Deus para Israel, foi o de através desta Nação trazer o Messias Prometido. O Salvador da opressão da morte e do pecado que paira sobre todos sobre os povos.

E isso foi cumprido na Pessoa de JESUS, O EMANUEL – Deus connosco.

Este foi o principal motivo para o qual Deus escolheu um povo uma nação, a nação de Israel.

A nação através da qual Jesus Cristo iria nascer – Aquele que tem o poder para salvar do pecado e da morte:

[Bíblia Para Todos – João 3:16-17]

16 Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Não foi para condenar o mundo que Deus lhe enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele.

Deus prometeu o Messias já lá a traz, no Eden, após a queda de Adão:

[Bíblia Para Todos – Génesis 3:14-15]

 14 O SENHOR Deus disse então à serpente: (...) 15 Farei com que tu e a mulher sejam inimigas, bem como a tua descendência e a descendência dela. A descendência da mulher há-de esmagar-te a cabeça e tu procurarás esmagar-lhe o calcanhar


O SENHOR mais tarde confirmou que o Messias viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó:

[Bíblia Para Todos – Génesis 12:2-3]

2 Farei de ti um grande povo. 3 Hei-de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoar os que te amaldiçoarem. E através de ti serão abençoados todos os povos do mundo. 

Jesus Cristo é a razão pela qual Deus escolheu um povo; o povo Judeu, o povo de Israel para ser o Seu povo escolhido.

Deus não precisava de ter um “povo escolhido”, mas decidiu fazer as coisas desta forma.

Jesus tinha que vir de alguma forma, e Deus escolheu a Nação de Israel para o fazer, “ponto final!”.

ISRAEL de DEUS versos as NAÇÕES, de que lado estamos?

Não esqueçamos as palavras de SENHOR em Génesis 12:3: “… Hei-de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoar os que te amaldiçoarem…”